E aí você vai abrir aquele vinho tão esperado, tão desejado…aquele vinho de respeito e…e…a rolha se parte!
Você tentou todos os métodos possíveis para remoção da parte que sobrou da rolha. Água morna no gargalo, método com clips, saca-rolhas de pinça, simpatia da sua avó. Nada funcionou. E pior, a rolha se desintegrou e farelos de cortiça se espalharam pelo seu vinho.
Terror, pânico, medo. Respire.
Existem vários motivos que levam as rolhas a se partirem ou se desintegrarem: cortiça seca (que pode indicar um vinho oxidado), utilização inadequada do saca-rolhas ou um saca-rolhas com defeito, falta de habilidade em abrir a garrafa, e, até mesmo, um desgaste natural da rolha.
Fonte imagem: The Globe and Mail
Além da triste imagem de uma rolha partida, ficamos com uma certa aflição por saber que, mesmo após todos os esforços, nos resta apenas empurrar a rolha para dentro da garrafa.
Se isso acontecer com você, não se preocupe! Seu problema é leve. Basta você decantar o vinho, separando o líquido da rolha.
Agora…se além da rolha partida, você verificar que existem fragmentos, micro fragmentos de cortiça boiando no seu vinho – aí deu ruim! Mas, calma…repito: calma!
Existe uma maneira caseira, no melhor estilo “arranjado” de você deixar seu vinho livre de fragmentos de rolha. Cá pra nós, ninguém quer tomar vinho com pedacinhos de cortiça, pelo amor de deusss!
Para isso você só vai precisar de um outro recipiente e um coador de filtro de café. Daqueles que são usados em cafeteira.
Aqui em casa, semana passada, tive que recorrer a esta engenhoca, e, no final, tudo certo!!!
Pode confiar!
Vinho sendo filtrado e tudo na mais perfeita paz
Se você utilizar um coador convencional, desses de cozinha, não dará certo. Alguns micro fragmentos não serão filtrados. O ideal é o filtro mesmo!
Reparem que eu tenho uma garrafa que é perfeita para isso, já que possui a boca larga.
No final: vinho filtrado, sem resíduos e uma alegria imensa no meu coração!
Comments