top of page

VAI TER VINHO SIM   é um projeto de impacto social  de formação básica em vinhos para Microempreendedoras da gastronomia (MEI) do Rio de Janeiro, selecionadas por meio de aplicação de questionário qualitativo.

Captura de tela de 2023-06-28 19-13-39.png

3º lugar no Prêmio Santander X Impulsa 2022

Ao investir na formação em vinho de mulheres que empreendem com alimentos, não apenas estamos moldando líderes e profissionais de destaque, mas também estamos contribuindo para um ambiente mais diverso, e ampliando a nossa própria base de consumo.

Além disso, é importante notar que projetos sociais têm o poder de inspirar funcionários e colaboradores internos.

 

O apoio a essa iniciativa não só aumentará o orgulho que suas equipes sentem por fazer parte da empresa, mas também motivará outros a se envolverem em causas significativas.

Seja parte de uma empresa que é EXEMPLO.

Sua empresa pode  patrocinar ou apoiar essa iniciativa que:

  • Amplia a base do consumo;

  • Promove autonomia feminina na compra;

  • Fortalece o poder de decisão pelo vinho nas compras mensais do lar;

  • Dissemina a cultura enófila em círculos fora da bolha histórica;

  • Associa o vinho à mulheres plurais, independentes e em busca de novos conhecimentos para os seus negócios.

Justificativas do Projeto
Por Joana Rangel
Sommelière, Comunicadora do vinho

Editora divinaevinho.com

Instagram @joanarangelll

DSC_6668_edited.jpg

Mas por que o vinho?

Porque no Brasil, diferente de outros países cuja cultura vitivinícola é mais madura, o vinho sempre foi associado a artigo de luxo, status, o que é minimamente uma contradição, uma vez que a uva é um produto agrícola.

 

Lógico que o vinho pode alcançar valores ilimitados, assim como todo produto de valor transformado, mas ele jamais deveria ser algo inatingível ou que as pessoas se sentissem constrangidas ao escolher ou simplesmente olhar uma prateleira da seção de vinhos de um supermercado.

Um dos objetivos do Vai Ter Vinho Sim é transformar esse cenário limitado, estabelecendo uma nova cultura de relação entre mulheres profissionais da comida e o vinho.

Reflexões:

  • Se o vinho é uma bebida que atravessou civilizações e está presente na história humana há mais de 6000 anos A.C., por que ainda insistimos na cultura de que apenas um grupo seleto pode ter acesso ao seu conhecimento?

 

  • Por que privar cozinheiras de usarem o vinho em suas receitas, de escolher garrafas e de compreender mais sobre aromas, sobre degustação, sobre sua história e sua influência na comida?

 

  • Por que não dar-lhes também a possibilidade de ingresso em um ambiente majoritariamente preenchido por homens?

 

Acredito que há muito caminho a ser aberto para essas mulheres que podem ser, sim, consumidoras de vinhos acessíveis do varejo. E mais que isso, propagadoras das maravilhas que o conhecimento em vinhos proporciona.

FOTOS: GUSTAVO ROCHA

Como o vinho, alimento de origem agrícola que atravessou civilizações, pode contribuir com a qualidade dos serviços e com a autoestima de cozinheiras que empreendem seus negócios?

1 - Vivenciando a multiplicidade de aromas, sabores e texturas. Integrando tudo isso à culinária e percebendo a importância do vinho na elaboração de pratos;

2 - Conhecendo sobre o universo dos vinhos, aprendendo a escolher e comprar os rótulos adequados à realidade e estilo de cada empreendimento/negócio. Aprendendo sobre técnicas de harmonização de vinho e comida;

3 - Aprendendo sobre serviços do vinho e preparando mulheres para um trabalho que ainda possui um quadro majoritariamente masculino - seja em cozinhas ou em salões de atendimento ao público;

Sobre Patrocínio e Apoio

 

A marca de sua empresa alinhada a valores de diversidade, inclusão e capacitação de mulheres no mercado gastronômico.

 

Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão atentos às ações socialmente responsáveis das empresas.

 

Associar sua imagem a um projeto que apoia mulheres empreendedoras, é fortalecer a reputação e cultivar uma conexão mais profunda com clientes e mercado.

Para que a formação aconteça é necessário o patrocínio de empresas com propósitos semelhantes, que estejam dispostas a colaborar investindo financeiramente e/ou estruturalmente para a realização do projeto.

 

Sua empresa possui esse perfil?

O detalhamento de cada forma de patrocínio, bem como as contrapartidas oferecidas, podem ser obtidos mediante solicitação.

Clique no botão abaixo e me envie uma mensagem.


 

Como funciona a formação?

4 aulas, 2 horas cada, 1 vez na semana;

Metodologia própria com:

 

  • Material de apoio impresso e online;

  • Conteúdo informativo prático e objetivo, baseado na jornada do enófilo e do consumidor de vinhos iniciante;

  • Atividades em casa durante a semana do curso;

  • Inspirações e trocas de aprendizado;

  • Certificado de conclusão.

DSC_7986_edited.jpg
Edições Anteriores:
favela gourmet.png
3.png
bottom of page