top of page

Tannat day e outros dias internacionais das uvas: marketing?

O dia da Tannat, uva emblemática do Uruguai, é comemorado desde 2016 em 14 de abril, data estabelecida pela INAVI (Instituto Nacional de Vitivinicultura) em homenagem ao aniversário de falecimento de Pascual Harriague, viticultor basco francês responsável por levar a casta ao Uruguai no final do século XIX.

Originária do sudoeste da França, a Tannat, rica em taninos e polifenóis, era geralmente associada a vinhos rústicos, ásperos. Foi apenas nos anos 80 que passou a estrelar vinhos finos, com foco na qualidade.

O Uruguai se orgulha de ter revelado novos estilos da Tannat para o mundo e dedica uma semana inteira de comemorações em comércio de vinhos, bares e restaurantes com o #tannatday.

O MARKETING DE UVAS DAY

Tudo começou com o Chardonnay Day, comemorado desde 2010, na quinta-feira que antecede o feriado de Memorial Day nos EUA. O dia da Chardonnay foi uma criação midiática do especialista em marcas, branding e mídias sociais, o americano Rick Bakas.

E sim, é tudo parte de uma grande estratégia da indústria do vinho! Estratégia essa que eu, particularmente, adoro! (Por que não adoraria? Eu amo Marketing!)

As comemorações, com a força brutal das redes sociais, sobretudo o Twitter, começaram a se espalhar pelo mundo e ganharam as redes. Hoje é possível encontrarmos diversos calendários comemorativos do vinho – com datas específicas para brindarmos nossas amadas uvas.

Para acompanhar nas mídias sociais as discussões e comemorações do dia da sua uva favorita, basta fazer uma busca pelas hashtags #(nomedauva)Day, exemplo: #tannatday.

Contudo, na minha opinião, a melhor forma de celebrar esse dia é mesmo abrindo uma garrafa!

Já escolheu qual Tannat você irá abrir hoje?

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page