top of page
Foto do escritorJoana Rangel

Miolo apresenta a sua linha Single Vineyard para o Rio de Janeiro

Direcionada a restaurantes e a wine bars, a linha Single Vineyard da Miolo foi apresentada oficialmente aos cariocas na noite desta terça-feira, dia 07, na Churrascaria Majórica.

Em um jantar para mais de 120 pessoas, o superintendente da marca, Adriano Miolo, em primeira mão, conversou com os convidados sobre a linha, fruto de um trabalho extremamente cuidadoso em buscar estilos que representassem uma nova proposta singular e exclusiva a cada garrafa.

Com lotes numerados e, obviamente, limitados,  a linha Single Vineyard apresenta rótulos nas versões Riesling Johannisberg, Pinot Noir,  Syrah e Touriga Nacional, todos elaborados com uvas criteriosamente selecionadas de pequenas parcelas de terreno em vinhedos próprios no Rio Grande do Sul e na Bahia.

Vamos aos vinhos!

Riesling Johannisberg 2018 – único branco da linha

IMG_20180807_201618640_LL

Ótimo Riesling! A uva Riesling Johannisberg também conhecida como Riesling Renano, deve o seu nome a Scholoss Johannisberg, vinícola alemã da Região do Rheingau que desde 1720 cultiva exclusivamente Riesling.

IMG_20180807_202925432_LL

Reparem na belíssima coloração. Ao fundo, Adriano Miolo conduzindo a degustação.


Esse belo Riesling é produzido com uvas provenientes da região gaúcha da Campanha Central e em taça se apresenta com muito perfume, uma elegância ímpar e rara delicadeza. Sua acidez é viva e seu paladar persistente. Gostei muito!

Pinot Noir 2017

O segundo vinho, um Pinot Noir da região gaucha da Campanha Meridional, também encantou a todos. Com muita expressão em frutas e flores, esse vinho está fresco e com uma agradável acidez. Estagiou por 12 meses em barrica de carvalho francês, o que lhe conferiu um buquê muito agradável com notas terciárias.

Syrah 2017

IMG_20180807_201543078_LL
DSCN4242 cópia

Majestoso e potente.

Casando divinamente com um cordeiro, esse Syrah me encantou!

Reparem que ele foi produzido com uvas provenientes da região nordeste do país, no Vale do São Francisco, na micro-localização de Vinhedo do Mandacaru.

Está excelente e ainda pode ser guardado por alguns bons anos! O meu foi para a adega!

Potente, aromático, cheio de frutas e pimentas pretas, notas defumadas e perfeitamente integrado com a acidez e a tanicidade. Esse Syrah que amadureceu em barricas de carvalho francês por 12 meses, cresce em taça e desfila no paladar. Provem!

Touriga Nacional 2017

IMG_20180807_201555448_LL
DSCN4247 cópia

A estrela da noite foi o premiado Touriga Nacional. Com 93 pontos no Descorchados, esse bálsamo é elaborado com uvas provenientes do micro-lote do Vinhedo da Tapera, na Campanha Meridional .

É um vinho floral, com notas herbáceas, intenso e untuoso. Muito equilibrado e com uma acidez bem viva, esse Touriga, que amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês,  harmonizou muito bem com um suculento Bife de Chorizo.

Linha Single Vineyard e com Adriano Miolo

São experiências assim, com produtos desse nível, que nos fazem acreditar que não há limites para o vinho brasileiro. Uma vinícola brasileira, que produz em larga escala, elaborando vinhos com o cuidado e o preciosismo que nós enófilos merecemos!

Obrigada Miolo, parabéns!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page