Para quem não conhece, Master Class é um termo em inglês atribuído a uma aula, sobre alguma disciplina, tema ou assunto, ministrada por um especialista ou detentor de notório saber em uma área.
Esse formato compacto teve início nas artes e na música, muito comum em aulas de piano. Como fica difícil sair por aí carregando um piano para dar aulas, o aluno vai à casa do pianista, por exemplo.
Pois bem.
As Master Classes já se expandiram e hoje estão associadas às mais diversas áreas: filosofia, teatro, fotografia e, claro, chegaram ao mundo do vinho.
E elas são geniais!
Podem ser realizadas sem grandes pretensões, sem custos onerosos e com singular ambiente, propício à integração e à formação de novos grupos de amigos. Se fazer uma degustação orientada já é legal, imagina na casa do Sommelier!
Um dos percursores das Master Classes no Rio de Janeiro é o Sommelier Marcelo Marques, que criou, em sua residência em Copacabana, o espaço École Du Vin.
Sommelier Marcelo Marques no École Du Vin
Um amigo meu, que mora nos Estados Unidos, já havia me falado desse formato de aulas em residências, que é muito comum por lá. Então achei interessante trazer e replicar o modelo aqui no Brasil. Já que o importante é informar, dividir conhecimento e passar uma noite agradável, em segurança, com amigos e ótimos rótulos, pensei: por que não?
No espaço criado pelo Sommelier, todos se sentem em casa. Levei meu marido e fomos recebidos pela adorável Patrícia Pacheco, esposa de Marcelo que sempre o acompanha em suas aventuras pelo mundo do vinho.
Fiquei feliz por também ter encontrado a amiga Gilda Santos, que trabalhou comigo anos atrás e agora está retomando seus estudos nos vinhos.
Estou me sentindo em casa, parece que já conhecia eles! E é ótimo fazer novos amigos, degustar vinhos enquanto se aprende, estou adorando!
Relata Gilda Santos, que, pela primeira vez, esteve no espaço.
Gilda Santos no momento da degustação
Esse clima amistoso é mantido durante toda a Master Class.
Marcelo seleciona criteriosamente os rótulos apresentados e planeja, além de uma apresentação sobre o tema, os tira-gostos servidos como acompanhamento.
Estive na Master Class, cujo tema era a vitivinicultura na Espanha, e, para compor a carta dos vinhos apresentados, Marcelo contou com o apoio da Importadora Vinhedos da Espanha.
A seleção dos vinhos foi impecável!
Señorío Real Sauvignon Blanc 2014 – Acidez típica do SB, com notas de frutas, mas com um pouco mais de presença no paladar. Diferente dos SB a que estamos acostumados.
Charlotte Barrica Viognier e Chardonnay 2015 – Encantadora descoberta! No nariz, um surpreendente aroma frutado, com fundo de capim limão fresco e mel. Macio e gastronômico. Esse vinho dá um “Olé!” em muuuitos brancos que já tomei!
Folgos Bierzo Mencía 2014 – No início poucas frutas e com o tempo foram surgindo notas defumadas e carameladas. Macio e com taninos equilibrados, um vinho para acompanhar petiscos de entrada.
Tracius Monastrell 2015 – Sempre adequado, com frutas, levemente herbal e especiarias. No paladar os taninos são harmônicos e equilibram a estrutura do vinho. Ficou ótimo com presunto tipo Parma. Um vinho que, apesar de intenso, é fácil de beber.
828 Crianza Tempranillo 2012 – Aromático, intenso e com paladar marcante. Um vinho com mais tanicidade e estrutura que os anteriores. Ótimo vinho! 🍷🍷🍷🍷
Vinhos degustados da Importadora Vinhedos da Espanha
Foi ótimo sentir um pouquinho da Espanha e, como podem ver, fiz várias anotações!
Eu e minhas notas…
O espaço École Du Vin é composto de uma sala ampla, clara, ótima para a degustação. Mas preciso entregar que o simpático casal esconde, em sua acolhedora residência, um super trunfo para as noites enófilas do Rio: uma privilegiada varanda, com vista para o Cristo, que faz com que qualquer um queira pegar uma taça e ficar de papo por horas a fio!
E foi exatamente o que fizemos!
Espaço École Du Vin: claro, arejado, propício à degustação
A varanda! Marcelo Marques, Gilda Santos, Joana Rangel e Patrícia Pacheco.
Marcelo nos ofereceu ainda mais dois rótulos surpresa, que harmonizavam perfeitamente com a sobremesa que, segundo eles, é sempre o sucesso das aulas: a Mousse de Maracujá da Patrícia!
Babei!
A noite rendeu!
Entre papos, taças e tapas espanholas, muita conversa e descontração.
Foi uma experiência calorosa e marcante, assim como os vinhos da Espanha.
Só tenho a agradecer pela grande aula que recebi!
Obrigada, Marcelo Marques e Patrícia Pacheco, pela DiVina recepção!
(Pela alegria estampada no rosto dos participantes, dá para ter uma ideia do clima, né?!)
Alunos da Master Class para a foto oficial! Tim-tim!
Para entrar em contato com o Sommelier Marcelo Marques:
Acesse o perfil dele no Face clicando aqui.
E se você é amante de vinhos, precisa também conhecer o grupo que ele mantém no Face, o “Apreciadores de Vinhos”. Clique aqui.
Comments