A primeira edição Wine South América, nem bem terminou e já deixa saudades. Bento Gonçalves, consolidada como a capital do vinho brasileiro, recebeu entre 26 e 29 de setembro, cerca de 250 marcas expositoras (100 vinícolas nacionais). A organização do evento registrou 6 mil visitantes, de compradores a enófilos interessados – provenientes de 25 estados brasileiros e 16 países – um público qualificado e alinhado às propostas de feira.
Estamos muito satisfeitos com o legado que a Wine South America começa a construir para o setor vinícola brasileiro. As vinícolas depositaram confiança no projeto e o resultado apareceu. Acredito que essa primeira edição da Wine South America terá efeito multiplicador.
Avalia Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira, e subsidiaria do Grupo VeronaFiere.
RESULTADOS
A satisfação com o formato da feira foi unânime. As negociações, firmadas por meio do Projeto Comprador, serviram de estímulo e aceleraram o processo de comercialização e parcerias. Houve tempo, inclusive, dos visitantes conhecerem um pouco mais sobre o enoturismo da região.
Negócios: o foco da feira
O evento também contou com uma programação intensa de palestras e degustações, sempre com a participação de expoentes do vinho e personalidades de grande representação no setor. Tudo voltado para a disseminação do conhecimento e da enocultura.
Alistair Cooper
Alistair Cooper, Master of Wine britânico e um dos maiores especialistas mundiais em vinhos declarou:
“Estou surpreso e impressionado com a qualidade do que já vi até aqui”.
Cooper protagonizou uma das mais aguardadas degustações técnicas: ‘Diferentes Estilos de Espumantes Brasileiros’ que ocorreu na tarde de quinta-feira, 27 de setembro.
Perante um auditório lotado, o Master of Wine degustou nove espumantes nacionais, compartilhando com o público as experiências que cada bebida lhe despertava.
Encerrando a feira, a Grande Prova de Vinhos do Brasil contemplou a maior prova às cegas de vinhos brasileiros: 920 amostras, sendo 872 vinhos e 48 sucos de uva, de 117 vinícolas, dos estados do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, BA e PE.
Vencedores:
Os vencedores
Diante dessas percepções, uma segunda edição já está sendo cogitada e não faltarão oportunidades para que todos os interessados do setor figurem neste magnífico projeto.
Vida longa a Wine South América! Até ano que vem!
Imagens: Vagão Filmes e Bacco Multimídia
Assessoria: Exata Comunicação
Comments