A argentina é responsável pela produção de 75% dos Malbecs do mundo (fonte: Wine Folly), sendo, a maioria deles, da província de Mendoza. Os melhores Malbecs são os provenientes de áreas mais altas, como a região do Vale do Uco e o município de Luján de Cuyo.
A Malbec, ao contrário do que muitos pensam, não é originária de solos argentinos, mas sim do sudoeste da França.
Acontece que, até ser trazida para a terra dos hermanos em 17 de abril de 1853 pelo agrônomo francês Michel Pouget, esta cepa nunca havia demonstrado grandes possibilidades.
Com o passar dos anos, ficava nítida a adaptação das vinhas à geografia argentina, mas o reconhecimento mundial do Malbec só veio mesmo ao final dos anos 90 e começo de 2000, quando suas notas na crítica internacional – inclusive o criterioso Robert Parker – começaram a passar os 95 pontos.
Foram os argentinos, de fato, os responsáveis por reinventar e reviver a variedade, que hoje é conhecida e desejada no mundo todo.
Para comemorar esse feito mundial, a A Wines of Argentina, instituição responsável por representar o vinho argentino no mundo, estabeleceu, em 2011, o dia 17 de abril como sendo o dia para festejar essa grande joia.
Aqui no Rio a comemoração ficou à cargo do Consulado Argentino, que nos recebeu no dia 18 de abril com muito Tango e uma vasta diversidade de rótulos, sendo a Malbec, claro, a estrela da noite!
Como não poderia deixar de ser, diversas vinícolas e importadoras estiveram presentes, afinal, segundo o levantamento do Brazil Landscapes Report 2017, a Malbec é a uva mais amada pelos brasileiros!
E como resistir à essas belezuras?
E em meio a tanta coisa boa, o Malbec Day também juntou amigos do vinho! Como sempre, foi maravilhoso encontrar, conversar, trocar ideia e degustar ótimos vinhos com pessoas tão queridas!
Agradeço ao Consulado Argentino e espero que ano que vem estejamos todos juntos novamente. Eu AMO malbecs, amo a Argentina e acho que todo calendário deveria contar com um Malbec Day!
Comments