top of page

Tradição com inovação: conheça a carreira do enólogo Rafael Puyau

De Sommelier a Consultor, de Enólogo a professor, Rafael Puyau esbanja conhecimento em uma carreira que une paixão, empreendedorismo e inovação.

Tendo acumulado uma bagagem na área de de informática, Rafael formou-se em Sistemas da Computação em 1999, mas, quando a informática já não lhe abrilhantava os olhos, decidiu mudar.

Decidi mudar porque a área de informática não mais me completava. Estava cansado. Apesar do bom retorno financeiro, estava estressado devido ao volume de trabalho. Na época, nenhuma outra atividade havia me chamado a atenção…foi quando me deparei com o mercado de vinhos, principalmente o de enologia.

Quando definitivamente decidiu trocar os computadores pelas taças, Rafael iniciou seus estudos na ABS-RJ (Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro), em 1999. E, de lá para cá, passou a acumular títulos e formou-se em enologia pelo CFPPA – Centre de Formation Professionnelle et Promotion d’Aude – em Narbonne, no sul da França.

A carreira empreendedora surgiu em 2007,  com a criação da Chez Puyau – empresa de consultoria no setor de vinhos

Quando retornei ao Brasil, atuei como distribuidor e representante de vinhos da Decanter. Trabalhei como sommelier em restaurantes e hotéis. Também prestei consultorias na área de vinhos, dando suporte ao canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Catering). Fiz de tudo um pouco!

Após se tornar um profissional multidisciplinar do vinho, Rafael percebeu que precisava contribuir para a formação desse mercado. Percebeu, principalmente, que a educação seria o caminho.

Foi então que o carioca, casado com uma baiana e pai de duas meninas, decidiu inovar. Há dois meses criou o Goles de Sabedoria: um curso online de vinhos – uma oportunidade para os que desejam aprender ou se reciclar na área – onde o aluno aprende e obtém formação sem sair de casa.

Percebi uma carência muito grande desses cursos de formação, em português, onde encontrávamos apenas cursos em inglês nas grandes escolas como a WSG – Wine Scholar Guild – e a WSET – Wine and Spirits Education Trust. E além disso, a realidade hoje é que nem todos têm tempo para conciliar estudo e trabalho.

Sempre inquieto e em busca de novos desafios, Rafael nunca esmaece. Apesar de hoje se dedicar quase que exclusivamente aos projetos que mantém online, sua agenda está sempre aberta aos convites de degustações, palestras e eventos. Manter-se antenado sempre! Esse é o seu lema.

É uma forma de cultivar os relacionamentos dentro do setor, rever amigos e reforçar parcerias para reinvestir nos projetos online. Desta forma também construo minha imagem de autoridade na área, o que facilita e muito a venda dos cursos online e dos webnarios.

Quando questionado sobre o risco das pessoas ainda não estarem preparadas para se formarem, à distância, em uma área tão sensorial como a do vinho, o empreendedor afirma:

Realmente soa estranho um curso de vinhos online…mas da mesma forma que eu não tinha tempo, pois priorizei estar mais próximo da minha família, outras pessoas também, pelo mesmo motivo, não faziam os cursos necessários a profissão. Foi baseado nisso que criei uma infraestrutura, são ferramentas que me permitem disseminar o conhecimento à distância.

As dificuldades e barreiras que Rafael encontrou nessa migração do “presencial” para o “online”,  já estavam previstas.

O mundo do vinho é, por cultura, tradicional. A questão presente é como lidar com esse tipo de “conflito”, sem que isso transpareça durante a realização das atividades profissionais.

Os “nãos” que recebi, apenas me motivaram. E olha que recebi muitos! Só que isso me impulsionou, de verdade, a desbravar um nicho pouco explorado aqui no Brasil! Tive momentos de amor e ódio com o mercado de vinhos, principalmente devido ao ego de alguns que se dizem profissionais.

Como o verbo “desistir” jamais esteve em sua harmonização, Rafael conduz suas turmas online, já de olho no futuro:

Hoje percebo que posso expandir meus cursos para outras línguas e, desta forma, acabar com qualquer fronteira – ser um profissional do mundo e não só do Brasil. Não pretendo deixar de lado as aulas presenciais! De modo algum! Só acho que algo mais pode ser feito! Existem alternativas para aqueles que não possuem tempo ou, simplesmente, querem a comodidade de estudar em qualquer lugar. Um brinde aos novos tempos do vinho!

E eu brindo com ele, claro, já que pra mim o vinho ainda tem muito, muito mercado mesmo, a ser desenvolvido. Meus parabéns, Rafa! Exemplo aos que empreendem suas carreiras e não se abalam com as inovações! Tim-tim!

O perfil do Rafael está disponível no Instagram @rpuyau. Mande uma mensagem para ele se tiver alguma dúvida ou se quiser bater um papo!

E você pode fazer parte da próxima turma de Webinar dele – O futuro é rosé – tendências e oportunidades. Será no dia 19/12/2017 às 20 horas!! Inscreva-se!

A 2ª turma do Goles de Sabedoria – Provence está com inscrições abertas até 05 de janeiro. Corre que dá tempo de você fechar 2017 com a taça cheia!!!

O curso conta com o apoio do CIVP (Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence), que confere, além do material didático, o Pin de formação. 

raf7
2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page