top of page

Por que a rolha do espumante é diferente?

rolha

Rolha de um espumante ANTES de ir para a garrafa!


Pra quem não sabe ou nunca viu, essa é a rolha de um espumante antes de ir para a garrafa!🍾

Notem que, além de um diâmetro maior, ela possui 2 camadas: a primeira (de baixo, que fica dentro da garrafa) é composta por cortiça natural, maciça e elástica, para vedar bem a garrafa e proteger o líquido. A segunda (parte de cima) é um aglomerado rígido e pouco elástico – que possui a firmeza necessária para quem for sacar a rolha.

👉Esse tipo de rolha é ideal para vedação (contra entrada de oxigênio e liberação do gás carbônico) e manutenção da pressão elevada no interior da garrafa.

A pressão interna da garrafa de um espumante é muito alta! Cerca de 4 a 6 vezes maior do que a pressão fora. É por isso que devemos ter todo o cuidado na hora de abrir um espumante!

😱😱😱 Lembrando ainda que para ajudar a manter a rolha fixa no gargalo, existe a gaiola de arame – e que as garrafas, mais resistentes, são propícias a suportar uma pressão 3 vezes superior a do líquido.

😱😱😱 Não preciso dizer que espumantes não devem ser abertos com aquela explosão e desperdício de gás carbônico de final de Fórmula 1, né? 😳 Além de uma manobra arriscada, a explosão libera todo o gás carbônico e a ideia é justamente que ele seja liberado aos poucos e que você possa se maravilhar com as deliciosas borbulhas, a nossa amada Perlage!

Tim-Tim!!!

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page