Que o mercado de vinho cresce, apesar de toda a crise, ninguém duvida. Empreendimentos e eventos enófilos não param de se proliferar, ao menos aqui na cidade do Rio, onde eu moro.
A cidade maravilhosa, famosa pela boemia cervejeira e pela cultura de boteco, começa, em suas disputadas calçadas, a acolher também os bares de vinho ou Wine Bars.
Com cartas variadas e opções por taça, não faltam alternativas para os que desejam não só desfrutar dos encantos de Baco, mas também apreciar uma boa gastronomia e aprender mais sobre o vasto tema com jantares harmonizados, palestras, degustações e encontros de Confrarias.
Veja a seguir uma lista de bares de vinho que tornam mais charmosas as tardes e noites do Rio de Janeiro:
BOTAFOGO
1 – WineHouse – R. Paulo Barreto, 25 – Loja E
Ótima seleção de pequenos produtores com rótulos de todo o mundo. Opções em garrafas e taças. Possui um horário de happy hour com precinhos deliciosos das 17 as 20h.
Foto: WineHouse site
2 – Cave Nacional – R. Dezenove de Fevereiro, 151
Bar exclusivo de vinhos nacionais. Pioneira na iniciativa, a adega conta com vinhos dos mais diversos cantos do país. Em seu andar superior, a Cave realiza degustações orientadas, provas, eventos fechados, e, até mesmo, aulas de pinturas regadas a vinho! Tudo para prestigiar o vinho nacional!
3 – Cru Natural Wine Bar – R. Arnaldo Quintela, 94
Exclusiva para rótulos orgânicos, biodinâmicos e naturais. Opções por taça e garrafa. Dos mesmos proprietários da WineHouse, o CRU atende aos que buscam uma nova experiência no consumo consciente do vinho. Ambiente encantador, com mezanino para eventos e área externa para degustações.
FLAMENGO
4 – Kamaleón Bar – Travessa dos Tamoios, 7
Menu enxuto e com rótulos de ótimo custo-benefício vendidos em taça e garrafa. Ambiente descontraído, informal e petiscos muito saborosos. Oferece flights (uma combinação para você provar mais de um rótulo por vez) e happy hour das 18 as 20h.
COPACABANA
5 – Sanhaço Botequim do Vinho
Boteco de cadeiras na calçada no melhor estilo do Carioca, com opções por taças, garrafas e drinks de vinhos. O Moscow Mule ganhou uma nova roupagem e se apresenta como Bordeaux Mule, delicioso, produzido com espuma de vinho.
A seguir, duas opções que não conheço, mas leio muita gente falando bem e pretendo em breve visitar:
GRAJAÚ
6 – Bardot Vinhos e Arte – Rua Barão de Mesquita, 978 A, Praça Verdun.
Uma loja com mais de 1.000 rótulos de vinhos, entre nacionais e importados, que não cobra taxa de serviço aos que preferem degustar por lá. Também realiza encontros e provas orientadas com convidados.
Foto: Bardot Facebook
BARRA DA TIJUCA
7 – House of Wine – Av. Armando Lombardi, 350 – Barra da Tijuca
Entre, deguste e se sinta em casa. A House of Wine propõe uma nova experiência ao oferecer uma carta de vinhos com mais de 250 rótulos que variam entre R$ 30 e R$ 700, provenientes de países como Itália, França, Espanha, Uruguai, África do Sul, Chile, Argentina e Portugal. Aberta também à realização de eventos fechados, a casa oferece um menu de harmonização com petiscos, tábuas de frios e outras iguarias.
Foto: Raphael Medeiros, divulgação House of Wine
E você, curte bares de vinho?
Leia também:
Obs: As informações acima podem sofrer alterações, consulte sempre os locais antes da visitação.
Comments