top of page

Cozinhar bebendo: uma ótima forma de começar a apreciar um vinho!

Você gosta de ir para cozinha fazer pratos e receitas diferentes? Se você faz isso, certamente já experimentou alguma receita com vinho. Molhos, risotos, carnes e ensopados que levam vinho são uma oportunidade para os que desejam iniciar no mundo dos vinhos.

E já que você abrirá uma garrafa para a receita, faça jus e desfrute-a.

O vinho inspira, acredite em mim!

Claro que não estou falando daquela comida de rotina, do dia a dia. Me refiro aos pratos que você se sente com motivação para fazer. Pense em algo diferente e reserve um final de semana para isso.

Como você está iniciando, que tal escolher um vinho branco e fazer um risoto?

Não sou fera no fogão, mas eu hoje consigo me virar bem na cozinha, e, parte disso, devo aos vinhos. Os vinhos despertam a necessidade de nos empenharmos mais ao cozinhar.

Logo quando comecei a me arriscar e fiz meu primeiro risoto – que não ficou muito bom, diga-se de passagem – lembro que senti um aroma maravilhoso na panela quando joguei o vinho branco. Senti um aroma de comida de restaurante! E, claro, me senti a diva da cozinha. E como diva, estava com minha tacinha degustando meu vinho branco, obviamente.

Enquanto você prepara os alimentos, fazendo o que chamamos de Mise en place (Misanplace, ou seja: descascando, picando, organizando os ingredientes), você está se deliciando – e se inspirando, abrindo e aprimorando o seu paladar.

Cozinhar aos fins de semana quando tomamos um bom vinho, deixa de ser uma tortura e passa a ser um prazer.

A taça faz companhia. É quase como um amuleto.

Se tudo mais falhar e o prato desandar, você tomou o vinho. Pense sempre por esse lado.

Se a receita não der certo, abra um pacote de batatas fritas ou peça uma pizza e, com a cabeça mais leve, sinta-se muito bem. Ao menos você tentou.

Você pode começar com essa receitinha aqui ó, do Claude.

Ou faça uma do seu agrado e que tenha boas avaliações na internet.

Vinhos brancos harmonizam bem com peixes, carnes brancas, legumes e pratos leves. Além do mais, são ótimos para o verão e dias quentes! Eu, como sou do Rio, não dispenso uma taça de branco para “abrir os serviços”!

Eu postei uma receitinha de peixe aqui, caso você se interesse.

No mais, esteja atento à taça e não se aproxime do fogo enquanto estiver bebendo. Prudência nunca é demais!

Vamos conversar sobre vinhos?

Lá no meu Instagram eu estou sempre postando rótulos e sendo bem sincera quanto ao que realmente acho. Me siga lá! @joanarangelll

joana@joanarangel.com

1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page